Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

22/06/2022

TIPOS DE AUDITORIA QUE EXISTEM PARA AUXILIAR A SUA EMPRESA

Redação Tempo de leitura: 5 minutos

Fazer a gestão empresarial é uma tarefa complexa e desafiadora. É preciso realizar uma série de ações para que a empresa cumpra suas obrigações, evitando problemas futuros que podem gerar grandes prejuízos. Para isso, alguns tipos de auditorias são recomendados .  

O empresário deve buscar esses serviços especializados a fim de deixar sua empresa em situação regular, com todas as normas que devem ser seguidas para o funcionamento da organização. Dessa forma, é possível identificar os erros e corrigi-los o mais rápido possível.

Neste artigo, vamos mostrar para você alguns tipos de auditorias para impedir que esses problemas atinjam sua empresa e comprometam o negócio. Continue a leitura e entenda mais. 

O que é auditoria?

 Auditoria é um conjunto de ações com o objetivo de identificar se os procedimentos adotados pela empresa estão de acordo com a legislação. Existem muitos tipos de auditorias que são aplicadas em diferentes setores da organização, por diversos profissionais dependendo da área auditada.

A partir de um processo avaliativo sobre os registros da empresa, os auditores têm o papel de assegurar a credibilidade e legalidade da organização. 

Qual a importância da auditoria?

Esse serviço tem a finalidade de identificar diversos problemas e fraudes. As auditorias verificam de forma minuciosa os controles internos da companhia. Após essa conferência, é feito um relatório com os problemas encontrados, além de ser apresentadas soluções para a resolução dessas situações. Em outras palavras, a auditoria busca erros nos processos que possam trazer inúmeros prejuízos. 

Auditoria Interna e externa

Antes de entrarmos nos tipos de auditorias, é importante deixar claro que essa atividade se divide entre interna e externa.

A auditoria interna tem o intuito de analisar os controles internos, para avaliar se os procedimentos e regras da empresa estão sendo seguidas pelos colaboradores.  Geralmente a auditoria interna é realizada por auditores da própria organização.

Já a auditoria externa é feita por profissionais de fora da empresa para, também, avaliarem avaliações dos processos internos. Nesse caso, a auditoria funciona como uma espécie de auditoria.

Quais os tipos de auditorias? 

Agora que você já sabe o que são auditorias, a importância delas e a diferença entre interna e externa, é o momento de analisarmos  alguns tipos que vão contribuir para o desenvolvimento de sua  empresa.

Auditoria Fiscal Tributária

O intuito dessa auditoria é manter o fluxo e o funcionamento da organização a partir de alterações nas normas da contabilidade, criação de um planejamento tributário entre outras funções. A auditoria tributária analisa os impostos citados acima, além de fazer a observação do preenchimento das guias de pagamento. 

Auditoria Trabalhista

Esse tipo de auditoria é um dos mais procurados pelas empresas. Isso porque o número de demandas na área trabalhista é grande, o que significa problemas de gestão. Por isso que a auditoria trabalhista oferece um trabalho de suporte nos processos de contratações, contratos de trabalho e gestão jurídica do RH. 

Auditoria Contábil

Esse modelo faz uma averiguação do setor financeiro da empresa, analisando todos os registros da área contábil. Importante dizer que a auditoria contábil pode ser realizada por um auditor interno ou externo. 

Auditoria Jurídica 

Realizada exclusivamente por advogados, esse tipo de auditoria é indicado para aquelas organizações que buscam um suporte jurídico na gestão. Ela tem o objetivo de desenvolver estratégias nos processos organizacionais de acordo com a legislação.

Auditoria Ambiental

As  leis brasileiras para assuntos ambientais estão cada vez mais rigorosas, principalmente para aquelas empresas que podem gerar mais poluição. Portanto, é essencial que as ações da companhia estejam dentro da legislação. A auditoria ambiental avalia itens como conformidade legal , sistemas de gestão, avaliação de desempenho, os sistemas de gestão utilizados, a cadeia produtiva e a responsabilização após acidentes. 

Auditoria de Qualidade

Na auditoria de qualidade, é verificado se as ações estão em sintonia com  as condutas que foram estabelecidas dentro da empresa. Também é verificado se a organização está de acordo com o conjunto de  normas dos órgãos fiscalizadores. 

Auditoria empresarial

A auditoria empresarial é mais ampla,agrupando características do direito empresarial, tributário e trabalhista. Esse modelo visa melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores, além da economia dos recursos financeiros. É avaliado o desenvolvimento anual e controles internos da empresa. 

Gostou de saber sobre a importância das auditorias para o crescimento de sua empresa e características de algumas delas? Então entre em contato conosco , fale com o nosso time de especialistas e conheça nossas soluções. A Muller & Prei possui vasta experiência com grandes empresas de variados setores. 

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990