Com a recente criação do Órgão de fiscalização e regulação da LGPD, mais do que nunca as empresas precisam incorporar as regras de proteção de dados ao seu dia-a-dia

A Müller & Prei possui equipe técnica especializada, para a implementação e acompanhamento de todos os requisitos formais exigidos pelas normas em vigor.

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Etapa de implementação:

  • 1- Mapeamento dos dados registrados e análise dos procedimentos atualmente existentes, abrangendo: a) Preenchimento de formulários de mapeamento de procedimentos, por áreas como o RH, crédito e cobrança, administrativo, comercial e T.I., por exemplo; b) Resposta aos questionários dirigidos aos profissionais que trabalham com dados; c) Análise quanto às formas de acesso aos dados da empresa; e d) Revisão do sistema de armazenamento de dados utilizados (arquivos físicos e virtuais).
  • Neste mapeamento, serão avaliados dados de diversas áreas, tais como lojas/escritórios, atacado, varejo e e-commerce, colaboradores e prestadores de serviços, campanhas publicitárias, cartões fidelidade, sorteios.
  • 2- Orientações de uso de dados pós mapeamento, contemplando a necessidade de adequação de acesso aos dados (físicos e eletrônicos);
  • 3- Elaboração, adequação e complementação dos materiais e meios informativos: e-mails, sites, política de privacidade, termos de uso, política de incidentes, RIPD (relatórios de impacto), dentre outros.
  • 4- Contratos: elaboração/adequação à nova legislação, com a indicação e redação de aditivos aos contratos nos quais a empresa é parte, compreendendo contratos de trabalho, de prestação de serviços, contratos com fornecedores e clientes, bem como qualquer outro que, de alguma forma, contenha dados pessoais;
  • 5- Análise de Segurança: criação de documentos de segurança na empresa (termos de consentimento e de sigilo, autorizações, atas de eleição de responsáveis por armazenamento de dados, dentre outros). Esta etapa do trabalho ocorre de forma conjunta com o Departamento responsável pelo TI e com as pessoas responsáveis pelos canais que a empresa manterá, principalmente com seus clientes;
  • 6- DPO: obrigatório para empresas que movimentam mais de 5 mil dados por ano. O DPO é o responsável por orientar e monitorar as atividades que envolvem dados pessoais. O trabalho compreende, também, a orientação quanto ao melhor profissional (dentre os atuais ou a ser contratado) para a função;
  • 7- Auxílio na confecção de política de incidente e demais documentos necessários para apresentação junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, quando solicitado;
  • 8- Análise dos dados coletados para elaboração do Relatório de Impacto de Proteção de Dados. O RIPD somente será elaborado quando todas as etapas anteriores forem finalizadas.

Etapa de acompanhamento e
revisão, pós implementação:

  • 9- Acompanhamento dos Relatórios de Impactos: orientação constante quanto à cultura de atualização de tais relatórios, com detalhamento de ações para garantir a segurança de dados e medidas utilizadas para a adequada aplicação da LGPD;
  • 10- Treinamento recorrente: preparar os funcionários que trabalham e manipulam dados pessoais, para a correta utilização dos mesmos. Tais orientações e treinamentos precisam ser atualizados constantemente, de acordo com a rotatividade dos funcionários de cada setor envolvido;
  • 11- Eliminação de Dados Desnecessários: após o mapeamento ficará visível quais dados não são necessários para a correta execução dos contratos, o que é previsto, de forma obrigatória, pela própria legislação. Considerando a constância do procedimento, deve haver a orientação e conferência quanto ao descarte dos dados desnecessários;
  • 12- Análise Homologatória de Segurança: checagem da eficiência dos documentos de segurança na empresa elaborados, para a homologação do procedimento adotado ou apontar hipóteses de melhoria, visando prevenir efeitos quanto ao extravio ou vazamento de dados.

Com sócios que reúnem mais de 40 anos de experiência, a Müller & Prei é uma empresa de auditoria referência nacional em atendimento e qualidade.

Aliando a experiência acumulada ao longo dos anos, com a utilização das melhores e mais modernas técnicas e ferramentas informatizadas, possuímos segurança em oferecer padrão de excelência e geração de valor aos nossos clientes.

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