Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

08/08/2022

Governança corporativa e compliance: entenda as diferenças

Redação Tempo de leitura: 5 minutos

Governança corporativa e compliance são ferramentas que vêm despertando interesse dos gestores ultimamente. Isso pelo fato das organizações, nos últimos anos, ficarem mais atentas  com a reputação e alinhamento estratégico. 

Você talvez já tenha escutado esses dois termos como sendo sinônimos, mas na verdade são complementares e possuem algumas diferenças. Se por um lado, a governança corporativa busca manter o alinhamento entre os interesses dos acionistas e executivos, o compliance tem a função de garantir que a empresa esteja agindo de acordo com as leis e dentro da ética. 

No entanto, para entender mais sobre as características da governança corporativa e do compliance, continue a leitura desse artigo que preparamos. 

O que é Governança Corporativa?

A governança corporativa é um sistema utilizado com o objetivo de dirigir a empresa, pois alinha os interesses e expectativas dos sócios e  gestores com a ação de órgãos fiscalizadores. Em outras palavras, a governança corporativa é uma série de práticas que busca o fortalecimento da organização. 

Para que ela seja eficiente e consiga governar os interesses e objetivos de cada profissional, é preciso seguir quatro princípios básicos:

  • transparência
  • prestação de contas
  • equidade
  • responsabilidade corporativa

Esses quatro princípios auxiliam a empresa na resolução de eventuais conflitos de interesses que possam surgir entre os profissionais. Isso pode significar a durabilidade da empresa, que é o principal objetivo. 

Qual a importância da governança corporativa?

A governança corporativa permite um trabalho com maior senso de responsabilidade por parte das organizações. Além disso, faz com que haja uma maior transparência nos processos administrativos, trazendo mais confiança para os investidores. 

Podemos dizer que através desse sistema, as empresas têm grandes chances de crescimento não apenas por alcançar as metas, mas pela imagem corporativa e compromisso perante a sociedade. 

Vale ressaltar que para implementar a governança corporativa, a empresa necessita ter uma equipe de gestão. Esses profissionais precisam ter bastante compromisso institucional, ligados aos valores morais, éticos e à missão da organização. 

O que é Compliance?

O significado do termo compliance, vem  do inglês to comply , que traduzindo para o português significa cumprir. No campo empresarial e dos negócios, compliance significa estar de acordo com a legislação. Isso vale para as regras internas e externas. Para ser eficiente, o compliance deve levar em consideração as seguintes normas:

  • Normas trabalhistas
  • Normas ambientais
  • Normas regulatórias
  • Normas contábeis
  • ISO 9000
  • A lei anticorrupção 
  • Código de conduta da organização

Sendo assim, o compliance se torna um complemento essencial para a efetividade da governança corporativa. Isso porque uma das premissas da governança corporativa é que a empresa esteja totalmente adequada à legislação.

Quais os benefícios do compliance? 

Essa ferramenta pode proporcionar várias vantagens para as empresas. Pense que uma empresa reconhecida pela sua  boa reputação e valores éticos é mais valorizada no mercado do que uma empresa por agir de maneira duvidosa. 

Dentre tantas vantagens, o compliance ajuda a companhia na prevenção de riscos jurídicos, no aumento da produtividade da equipe , que se sente mais segura para trabalhar. Também proporciona a correção rápida das não conformidades, motivo de  sanções legais e insatisfação dos clientes. 

Vale destacar que quando um sistema de compliance é adotado pela organização, todos os colaboradores são inseridos dentro de uma cultura de compliance e treinados para evitar ações antiéticas.

E as diferenças entre governança corporativa e compliance?

Talvez você já tenha percebido algumas diferenças entre as duas ferramentas em tópicos anteriores. Agora vamos te mostrar,  mais claramente, como elas se distinguem em alguns aspectos importantes, apesar de ambas trabalharem com a ética empresarial. 

Um primeiro ponto é que o compliance interfere nas tarefas das empresas no sentido legal, na definição de questões políticas internas e fazendo a adequação das atividades junto a legislação externa. 

No caso da governança corporativa, o trabalho é mais amplo. Tem o objetivo de organizar as práticas da empresa com o mercado, além de administrar os interesses entre os sócios, assim, garantindo mais credibilidade para a companhia. 

Portanto, podemos concluir que as práticas de compliance fazem com que a organização seja mais transparente. Já a governança corporativa trabalha de maneira mais abrangente no dia a dia da empresa, tendo o papel de elo entre todas as partes. Sendo assim, um complementa o outro, pois a governança corporativa não funciona sem a transparência interna. 

Gostou de saber sobre as diferenças entre governança corporativa e compliance, além dos muitos benefícios que essas práticas trazem às empresas?  Entre em contato conosco , fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções. A Muller & Prei possui larga experiência no mercado, com grandes empresas dos mais variados setores.

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990