Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

13/02/2022

A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA TRIBUTÁRIA CONSTANTE

Redação Especialista em auditorias Tempo de leitura: 3 minutos

Com o passar dos anos, contribuintes de todos os setores têm notado que as fiscalizações realizadas pela Receita Federal do Brasil utilizam, cada vez mais, as informações constantes do SPED, uma vez que ao transmitir a ECD, ECF e a EFD, a revisão fiscal ocorre de forma automática, facilitando muito a atividade fiscal.

Chama ainda mais a atenção o fato de que os atos preparatórios que antecedem a lavratura do auto de infração gerarem intimações prévias que contemplam muito mais investigações, ocasião em que o contribuinte é questionado de forma preliminar, sobre atos praticados no âmbito contábil, societário, cível e até penal.

Tal situação chama a atenção, pois da mesma forma que o Fisco tem se preparado mais, antes de entregar o auto de infração, o contribuinte também precisa ter um cuidado maior, em relação às informações que presta à Autoridade Fiscalizadora.

Em verdade, este cuidado adicional não significa, de forma alguma, a omissão na prestação de informações, mesmo porque a criação de obstáculos ao trabalho da fiscalização constitui crime, passível de punição pelo Código Penal.

Contudo, é importante observar que a Autoridade Fiscal, quando realiza a investigação dos atos praticados pelos contribuintes, tem total conhecimento da legislação tributária, de tal forma que, quando tem dúvidas sobre a intenção do fiscalizado, costuma interpretar os fatos de forma parcial aos interesses arrecadatórios que está orientado a defender.

Por esta razão, é fundamental que desde a primeira intimação que receba para prestar informações, o contribuinte conte com a assessoria de profissionais da área, que tenham a seriedade e competência necessárias para acompanhar todo o procedimento, orientando os administradores da empresa a prestar informações de forma imparcial, porém de forma a evitar que o Fisco interprete além da realidade fática, evitando-se, assim, a aplicação de penalidades agravadas e descabidas, no caso concreto.

A adoção desta postura de preparação e seriedade na prestação de informações, desde o início da fiscalização, é fundamental para que não apenas a penalidade aplicada no auto de infração possa ser minimizada, como também a possibilidade de defesa contra eventuais ilegalidades na interpretação fiscal torne possível, em muitos casos, o cancelamento do próprio auto lavrado, seja na via administrativa ou mesmo judicial.

Saiba mais a respeito entrando em contato conosco via site ou WhatsApp (41) 3078-9990.

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990