Blog Müller & Prei

Fique por dentro das mais recentes informações sobre auditoria, consultoria e terceirização de serviços

16/06/2022

Principais razões para contratar uma auditoria de demonstrações financeiras

Redação Tempo de leitura: 3 minutos

A auditoria das demonstrações financeiras proporciona transparência e maior credibilidade à sua empresa, assegurando a veracidade dos dados contábeis. Isso é essencial para atender às expectativas e cultivar a confiança de potenciais investidores, parceiros, instituições bancárias, acionistas, órgãos governamentais e outros stakeholders. Em outras palavras, é um pilar fundamental para o crescimento do seu negócio.

Toda a análise da auditoria das demonstrações financeiras é realizada por um auditor independente, que avalia de forma crítica e direta os pontos mais relevantes. 

Nesse artigo, vamos explicar mais sobre a auditoria de demonstrações financeiras e te apresentar algumas razões para você contratar esse serviço e fazer com que sua empresa desenvolva de maneira legal e confiável. Continue a leitura. 

 Mas o que é uma auditoria?

Antes de entrarmos nas auditorias de análises financeiras, vamos entender o conceito de auditoria e a contribuição para as empresas. 

 Auditoria é um processo de verificação de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A importância para as organizações

De maneira geral, as auditorias têm como finalidade verificar os controles internos da empresa e , assim, evitar muitos problemas que podem gerar grandes prejuízos como as fraudes e outros erros de processo. 

Tudo isso é relatado em documento, após a análise feita pelo auditor. Além dos erros encontrados, nesse relatório é apresentado soluções que os gestores devem fazer para solucionar esses problemas. 

O que é auditoria das demonstrações financeiras?

A auditoria das demonstrações financeiras visa dar transparência e mais credibilidade para a empresa, por meio de uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações.

Imagem mostra  pessoa acessando o computador e registrando analises financeiras

Quais os benefícios da auditoria das demonstrações financeiras?

Ao passar pela avaliação do auditor, é uma grande oportunidade da companhia dar mais confiabilidade a esses dados, apresentando claramente seu desempenho e a atual posição financeira. 

Essas informações podem ser utilizadas para tomada de decisão por muitas pessoas como fornecedores, acionistas e potenciais investidores que podem considerar a compra de ações da instituição. Ou seja: sua empresa fica mais atrativa para o mercado

Uma análise criteriosa vai apontar possíveis erros nos processos e controles de algumas áreas em que a administração precisa melhorar.

Além dessas vantagens, veja outras boas razões para você contratar uma auditoria de demonstrações financeiras para sua empresa:

  • Facilitar a obtenção de financiamento externo
  • Facilitar tomada de empréstimos bancários com juros mais baixos
  • Melhorar a saúde financeira da empresa
  • Auxiliar os gestores nas mudanças gerenciais 
  • Contribui para o desenvolvimento da Governança Corporativa

Gostou desse conteúdo? A auditoria de demonstrações financeiras é um dos carros chefes do trabalho desenvolvido pela Muller & Prei, empresa com muitos anos de experiência com grandes empresas dos mais variados segmentos. 

Entre em contato conosco, fale com um de nossos consultores e conheça nossas soluções para o seu negócio.

Gostaria de marcar uma
conversa gratuita com a
Müller & Prei?

Será uma satisfação atender você e sua
empresa. Conte com nosso time de
especialistas e garanta credibilidade,
segurança e maximização de resultados!

Conversar com um especialista

Veja também

Artigos mais recentes

24/10/2023

Laudo PPA: saiba o que é e seu objetivo

Você já ouviu falar a respeito do laudo PPA? Trata-se de uma ferramenta fundamental para a gestão contábil e financeira…

16/10/2023

Auditoria em Instituições de Ensino: entenda como funciona

Você sabe o que é  uma auditoria em instituições de ensino e seus objetivos? Essa ferramenta é essencial para garantir…

02/10/2023

Como fazer um planejamento tributário?

Diante das altas cargas tributárias no Brasil e uma legislação complexa, muitas empresas, independente do porte, apresentam dificuldades em manter…

28/09/2023

Auditoria em concessionária de veículos: qual a importância? 

A venda de carros é apenas a ponta de um iceberg. Isso porque a cada venda de automóvel há inúmeros…

11/09/2023

Fusões e Aquisições (M&A): Assessoria e consultoria

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e apenas aquelas empresas que enxergam além e que desenvolvem estratégias…

04/09/2023

Por que contratar uma auditoria independente?

Você sabe qual a importância da auditoria independente para as empresas? Essa ferramenta valiosa, de modo geral, serve para garantir…

Fale com um especialista (41) 30789-990